Outubro Rosa: CAASC disponibiliza exames de mama gratuitos para a advocacia catarinense 3o5x4a

Outubro Rosa: CAASC disponibiliza exames de mama gratuitos para a advocacia catarinense

Segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 66.280 novos casos são diagnosticados por ano no Brasil. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Nas mulheres, corresponde a 29,7% do total de cânceres no público feminino. 2k1a23

Já quando olhamos para pessoas transgênero, uma pesquisa realizada em 2019 pela University Medical Center, em Amsterdã, mostrou que as mulheres trans têm cerca de 47 vezes mais chances de desenvolver câncer de mama do que os homens cisgênero. Já em homens trans, o risco de câncer de mama em é reduzido nos casos em que é feita a mastectomia bilateral (retirada das mamas). Entretanto, uma pequena quantidade de tecido mamário residual e mamilo é mantida após a cirurgia e há a possibilidade desse tecido remanescente se desenvolver em um câncer.

Diante de todos estes dados, a CAASC preparou um Outubro Rosa cheio de atitude e ação. Serão disponibilizadas para a advocacia catarinense vagas gratuitas de exames de mamografia ou ultrassom de mama em todas Subseções do Estado.

De acordo com o presidente da CAASC, Juliano Mandelli, as ações serão voltadas exclusivamente ao diagnóstico precoce do câncer de mama. “Sabemos do valor de um exame como a mamografia e nem todos têm a possibilidade de realizá-lo sem que seja pela rede pública, o que pode demorar algum tempo. Para nós, a saúde não pode esperar. Por isso disponibilizamos os exames gratuitamente para a advocacia catarinense”, explicou o presidente.

Inclusão

Neste ano, a CAASC, através de uma linguagem mais inclusiva, visa comunicar também o público transgênero, o qual também é afetado pela doença. A sugestão partiu da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC.

“O o gratuito à saúde e exames preventivos para pessoas transgênero ainda é um assunto tabu, por esse motivo, se faz ainda mais importante chamar a atenção para a possibilidade de realizá-los através das campanhas da OAB e CAASC”, explicou Renan Beltrame Silveira, vice presidente da comissão.

Como participar?

Basta fazer a inscrição neste link: https://conteudo.caasc.org.br/campanha-outubro-rosa-2023  e agendar, de 16 a 31 de outubro, seu exame na sua unidade mais próxima, que será divulgada a partir da mesma data em nossos canais.

Pesquisar 5x5u3c

Whatsapp CAASC