Na contramão dos reajustes de planos de saúde coletivo por adesão, CAASC reverte sinistralidade, aumenta competitividade e tem menor atualização de valor no segmento 2v6b3e

A CAASC tem se empenhado em melhorar a prestação de serviços à advocacia catarinense e por isso, nestes últimos 12 meses, realizou uma série de medidas visando o reequilíbrio do plano para evitar a rescisão do contrato entre Unimed e CAASC. Assim, após eliminar intermediários, estreitou o diálogo diretamente com a Unimed para trazer novos produtos e implementar uma série de medidas para que novos beneficiários ingressassem no plano de forma sustentável. Desta forma houve os seguintes êxitos nos últimos 12 meses: 57728
- Redução da sinistralidade que estava superior a 100% (cem por cento), considerando a totalidade das mensalidades x custo assistencial da carteira de beneficiários e, assim, chegar no patamar de 86,18%, índice mais compatível com o mercado.
- Crescimento de 3,18% na carteira.
- Ir na contramão do mercado neste segmento (https://segurosaudenet.com.br/percentual-de-reajuste-dos-planos-de-saude-empresariais-em-2023/) e chegar a um índice de atualização a ser aplicado, a partir de dezembro de 2023, de 9,90% (nove vírgula noventa por cento) nas mensalidades e no teto máximo de coparticipação.
Esta performance é celebrada, pois como referência a antiga a da CAASC, Qualicorp, reou um aumento de 23% no primeiro trimestre nos planos de saúde coletivo por adesão. (https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/05/17/foco-das-operadoras-em-2023-e-reajustar-preco-dos-planos.ghtml) .A atualização dos valores é essencial diante uma avaliação cuidadosa dos custos operacionais, atualizações na legislação vigente e investimentos em tecnologia para garantir a manutenção da qualidade e abrangência dos serviços oferecidos diante das seguintes especificidades:
1. Inflação na Área da Saúde: Os custos com procedimentos médicos, exames e demais serviços de saúde estão sujeitos a aumentos devido à inflação específica do setor.
2. Custo de Tecnologia e Inovação: Investimentos em tecnologia são essenciais para oferecer atendimento de ponta e aprimorar a experiência do beneficiário.
3. Atualização do Rol de procedimentos: Recentemente, tivemos três grandes movimentos da ANS de ampliação de coberturas que resultarão em pressão ainda maior nos custos médicos:
a) Ampliação a partir de julho/2022 a cobertura de planos para tratamento de autismo e de outros transtornos, que ou a ser obrigatória a cobertura para qualquer método ou técnica indicado pelo médico para o tratamento desses pacientes;
b) Fim dos limites de cobertura de quatro categorias profissionais (fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia) que am a ter cobertura ilimitada para os usuários de planos de saúde;
c) Publicação da Lei 14.454 que instituiu que o Rol de Procedimentos elencados pela ANS possui caráter exemplificativo, ou seja, as operadoras de assistência à saúde poderão ser obrigadas a oferecer cobertura de exames ou tratamentos que não estão incluídos no rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar. Importante lembrar, que nos últimos anos houve aceleração na incorporação de novas coberturas no Rol da ANS que trazem importante impacto nos custos médicos e assistenciais para o novo período, e que já refletem no aumento de utilização e nos custos.
Antes de 2020 as incorporações aconteciam em intervalos de 24 meses. Atualmente incorporação acontece em até 60 dias após a aprovação na utilização pelo SUS, agilizando o processo, sendo que somente no ano de 2023 foram realizadas 5 incorporações de novos tratamentos e tecnologias, entre elas o medicamento Zolgensma, utilizado no tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME), para crianças até 6 meses de idade, sendo conhecido como o medicamento mais caro do mundo (custo aproximado de R$ 7,5 milhões).
Frente a todos os fatos aqui apresentados, as incertezas do momento, além da correção de 9,90% outras ações serão realizadas de forma complementar, como a criação de novos produtos, conforme segue:
1. Novos Planos com Desconto Familiar progressivo;
2. Foco na divulgação dos Planos para o jovem advocacia;
3. Novas ações de monitoramento e gestão de custo assistencial.